sexta-feira, 16 de maio de 2008

Inquéritos

       Esta secção é referente ao tratamento dos resultados obtidos nos inquéritos realizados às turmas 12ºA e 12ºH. Estes inquéritos tinham como objectivos fazer um estudo estatístico acerca dos hábitos de vida/alimentares dos alunos da Escola Secundária Doutor Ginestal Machado, tendo em conta a idade e o sexo do aluno.

       Os resultados genéricos (baseados nas pontuações obtidas no inquérito) estão apresentados nos quatro gráficos seguintes:

Turma 12ºA, do Curso de Ciências e Tecnologias
(inquiridos do sexo feminino)





Turma 12ºA, Curso de Ciências e Tecnologias
(inquiridos do sexo masculino)





Turma 12ºG, Curso de Ciências Sociais e Humanas
(inquiridos do sexo feminino)






Turma 12ºG, Curso de Ciências Sociais e Humanas
(inquiridos do sexo masculino)






Análise dos resultados

       Quando nos surgiu a oportunidade de realizar estes inquéritos, e após a elaboração das perguntas, tínhamos algumas expectativas/previsões em relação aos resultados obtidos, tais como:

  • Os hábitos alimentares e desportivos estarem bem incutidos no dia-a-dia dos inquiridos. Tal previsão, após a análise dos resultados, acabou por se constatar. A maioria dos alunos obteve entre 15 e 21 pontos, algo que, como veremos mais adiante, é bastante positivo. Este facto, só por si, mostra a importância do assunto tratado pelo nosso grupo na sociedade contemporânea.

  • Existem diferenças de hábitos alimentares e desportivos entre as turmas das duas diferentes áreas de estudos. Tal previsão não se veio a constatar. Embora possam haver algumas diferenças, relacionadas com a diferença de gostos e de forma de estar em relação ao desporto, as pontuações obtidas nos inquéritos feitos às duas turmas não diferem muito de uma turma para a outra. Isto permite-nos ver que o problema tratado pelo grupo é cada vez mais global, o que é bastante importante.

  • Normalmente, os rapazes aderem mais prática de desporto que as raparigas. O inquérito aborda dois temas principais: prática de desporto e prática de uma alimentação correcta. Admitindo que ambos os sexos tem cuidados alimentares semelhantes, e através da análise dos resultados obtidos na pontuação final, não se confirma a previsão feita pelo grupo. No entanto, este estudo tem um elevado grau de subjectividade, dado que, a intensidade da prática física é algo impossível de avaliar num inquérito. No entanto, constatou-se uma diferença importante entre rapazes e raparigas. Os resultados obtidos pelos rapazes são muito heterogéneos e os das raparigas mais homogéneos.


       Consoante as respostas obtidas no inquérito apresentado às turmas, considerámos quatro níveis de desempenho dos inquiridos.


  • Grau 1 - de 0 a 8 pontos: Os hábitos alimentares e desportivos dos inquiridos cujo resultado se enquadre neste nível são muito deficientes. É necessário um maior empenho do inquirido ao nível da escolha de alimentos e de actividades para que se mantenha em equilíbrio com a sociedade. Caso esse empenho não se verifique, o indivíduo está sujeito a problemas de saúde graves.

  • Grau 2 - de 9 a 14 pontos: Os inquiridos cujo resultado se enquadre neste nível já revelam algumas preocupações com os hábitos alimentares e desportivos. No entanto, o seu desempenho nestes campos ainda não é satisfatório. É necessário, também neste caso, um esforço no sentido de resolver este problema.

  • Grau 3 - de 15 a 21 pontos: Neste nível, as escolhas alimentares e desportivas já são muito positivas, mas ainda podem melhorar. No entanto, mantendo este estilo de vida, os inquiridos abrangidos por este nível estarão em perfeita sintonia com o meio em que vivem.

  • Grau 4 - de 22 a 28 pontos: Os inquiridos cuja pontuação se enquadre neste nível são verdadeiros exemplos para o desporto e para a escolha dos alimentos a ingerir. A sociedade seria mais saudável se todas as pessoas revelassem esta qualidade de escolhas.

       Para a avaliação por pontos das respostas dadas nos inquéritos, foram necessários certos critérios de avaliação, os quais passamos a descrever:

  • Da pergunta1.1 à 1.6, a resposta A foi cotada com 0 pontos, a B com 1, a C com 2 e a D com 3.

  • As perguntas 1.7, 2.1, 2.5 e 2.7 são de resposta “Sim” ou “Não. Assim, nestas perguntas, os inquiridos que responderam afirmativamente foram merecem um ponto. Pelo contrário, quem respondeu negativamente, não tem qualquer ponto.

  • A resposta à pergunta 2.2 foi avaliada conforme o número de vezes que é praticado desporto. Se um inquirido praticar desporto uma vez por semana, terá um ponto. Se praticar entre duas a quatro vezes por semana terá 2 pontos. Se praticar entre cinco a sete vezes por semana terá 3 pontos. A ausência de prática de desporto semanal não recebe qualquer ponto.

  • A pergunta 2.4 tem três opções de resposta: “Sim” com o valor de 2 pontos, “Às Vezes” com o valor de 1 ponto e “Não” com o valor de 0 pontos.

  • As duas restantes perguntas não servem para a pontuação final do inquirido. No entanto são importantes porque permitem efectuar um mini estudo acerca dos gostos desportivos dos alunos inquiridos bem como da qualidade dos equipamentos desportivos que são posse da Escola Secundária Doutor Ginestal Machado. Esse estudo permite-nos apresentar os dois seguintes gráficos:

             
 A escola Secundária Dr. Ginestal Machado estará bem equipada para a prática desportiva?



Quais os desportos favoritos dos alunos inquiridos?




       Embora as opiniões se dividam, mais de metade dos inquiridos considera que a nossa escola está bem equipada, a nível desportivo. Tal facto é muito importante, tendo em conta as carências que a maior parte dos estabelecimentos educativos do país ainda tem. O incentivo ao desporto é muito importante na idade escolar.

       O que se conclui do segundo é gráfico é que os gostos desportivos dos alunos inquiridos são muito variados. Mais uma vez, este aspecto é tremendamente positivo. A diversificação dos gostos desportivos é muito importante para o desporto em geral e é potencialmente geradora da igualdade de oportunidades entre todas as modalidades.
       Assim, daqui por alguns anos, não será só o futebol a merecer destaque no panorama desportivo, como acontece actualmente.

       Todos os resultados obtidos forem feitos com uma amostra populacional de duas turmas de alunos de diferentes cursos do 12º. ano da escola Secundária Dr. Ginestal Machado. Os resultados não podem ser globalizados pois o número de alunos inquiridos não é significativo.

       Seguidamente é apresentado um exemplar do inquérito realizado pelo nosso grupo que serviu de avaliação aos hábitos estudados.

Entrevista a José Fernandes

Sem comentários: