sexta-feira, 16 de maio de 2008

Entrevista a Leandro Silva

Ex-atleta de triatlo

Objectivos

  • Obter uma opinião sobre a prática desportiva dada por alguém que já exerceu, de facto, um percurso desportivo brilhante;
  • Investigar acerca das preocupações alimentares do ex-atleta;
  • Perceber por que razão o atleta abandonou a competição.

Entrevista
       
       Muito obrigado pela sua presença e disponibilidade para a entrevista.
       Comecemos as perguntas:
       Com que idade praticou um desporto pela primeira vez?


       Comecei a praticar ginástica, aos 7 anos.

       Então, e com que idade começou a praticar desporto de alta competição?

       Comecei a praticar desporto mais a sério aos 18 anos. E comecei com o triatlo.
       
       Os seus treinos eram muito árduos? Quantas vezes por dia e por semana treinava?

       Sim, os treinos eram relativamente árduos. Normalmente, fazia de dois a três treinos por dia, mas descansava sempre um dia por semana. Ou seja, acabava por fazer entre 12 a 15 treinos semanais.
       
       O triatlo é uma modalidade composta por ciclismo, natação e corrida. Quais eram os seus pontos fortes e fracos?
       

       De facto sempre estive mais à vontade com o ciclismo, sendo nesse segmento que mas me destacava. O meu ponto fraco era a natação. No entanto, acabava por fazer uma prova equilibrada.

       Durante os seus anos de prática de triatlo teve alguma lesão?

       Lembro-me de ter tido uma fractura no pé. Demorei cerca de 3 a 5 semanas a recuperar dessa lesão. É a única de que lembro.
       
       Enquanto atleta tinha cuidado com a alimentação? Qual era a sua dieta?

       Sim, sempre tive algum cuidado. Basicamente, a minha alimentação era muito normal, extremamente diversificada. Dava, no entanto, mais ênfase ao consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono, visto a minha modalidade desportiva ser de longa duração e muito desgastante.

       Porque é que abandonou o desporto de alta competição?

       A partir de certa altura, tive muitas dificuldades em conciliar as vidas académica e desportiva. Também não possuía condições materiais para sustentar a minha carreira desportiva da melhor forma.

       Ainda pratica desporto?

       Sim, pratico desporto mas não triatlo. Agora tenho-me virado mais para a orientação e para o BTT. Também sou assíduo praticante de windsurf e surf.

       Durante a sua carreira ganhou alguns títulos. Quais foram?

       Em 1987 fui o melhor atleta abaixo do escalão dos 21 anos de idade, ficando em terceiro a nível geral no campeonato nacional. E, em 1988, fui campeão absoluto de triatlo a nível nacional.
       Entre 1997 e 2000 fiz parte da melhor equipa a nível nacional no desporto aventura/multi-actividades.

       A sua carreira foi muito curta. Quantos anos ao certo?

       Apenas competi durante quatro anos no triatlo.

       E qual a melhor recordação da sua carreira?

       Sem dúvida que o melhor momento da minha carreira foi a minha primeira vitória, que ocorreu no ano de 1987, no triatlo de Peniche.

       Mas também guarda más recordações…

       Essas, já as esqueci (risos).

       Em jeito de conclusão: acha importante a prática de desporto?

       Sim, considero-a essencial. A prática de desporto aumenta o nível de disciplina pessoal, facto que trará repercussões positivas ao longo da vida profissional.

       Muito obrigado pela entrevista.


Sem comentários: