sábado, 17 de maio de 2008

Natação

Um desporto saudável

Neste espaço, a natação surge destacada dos outros desportos. Este facto deve-se, sobretudo, ao facto de a natação ser maioritariamente considerada o desporto mais saudável de todos os comummente praticáveis.

A natação aumenta, desde já, a capacidade respiratória. Este ponto é importante, não só para a natação, como para todos os desportos, uma vez que a maioria deles precisam que o praticante consiga fazer uma melhor gerência do seu sistema respiratório. Nesse aspecto, o simples treino de respirações dentro de uma piscina é um factor comum a muitas modalidades. É, em certa parte, semelhante a um treino em altitude, onde o ar é mais rarefeito e, por isso, menos concentrado em oxigénio.



A natação é um desporto muito saudável, praticável por todas as faixas etárias.

É também importante lembrar que a natação melhora a postura dos indivíduos. Principalmente na fase de crescimento, muitas crianças surgem com problemas tais como dores nas costas, entortamento da coluna, etc. Muitas vezes, ao consultar um médico ortopedista, é-lhes sugerida a prática de natação como forma de resolução/minimização do problema. Não é que se diga que a natação fortalece os ossos da coluna. Na verdade, o que acontece, é que, no dia-a-dia, nós esforçamos os músculos do corpo nas nossas actividades diárias, mas não os esforçamos em igual dose. A maioria das crianças na fase de crescimento não realiza actividade física capaz de gerar um desenvolvimento muscular apropriado ao nível das costas. E, com o aumento da média de alturas nas gerações mais contemporâneas, uma grande tensão recaí sobre a coluna, devido ao seu crescimento e à quase inexistência de músculos capazes de suportar essas tensões. A natação, como actividade física que envolve movimentações variadas dos braços, cria maior volume muscular na região das costas, evitando esse problema. As crianças com má postura, adquirem uma melhor postura com este desporto graças ao seu reforço muscular.

A natação é uma das actividades físicas que mais e melhor desenvolve os músculos. Pode-se dizer que esta actividade activa o sistema neuro-muscular, dando ao organismo a capacidade de se superar, isto é, de estar sempre a cem por cento e permitir mesmo um crescimento de capacidades físicas. É esta activação do sistema neuro-muscular que faz de nós cidadãos activos, capazes de satisfazer as nossas necessidades diárias de forma eficaz. Por outro lado, a activação deste sistema, também melhora a qualidade das respostas do organismo aos estímulos. Assistimos assim á maximização da coordenação de movimentos e à minimização dos riscos de lesão.

Enquanto desporto cujas provas têm uma duração normalmente longa, a natação melhora a resistência do organismo. A manutenção do organismo em situação de cansaço durante algum tempo, para além de eliminar gordura (para produção de energia), “treina” os sistemas do organismo para melhor lidarem com estas situações. O organismo sente assim um estímulo para melhor usar os seus bens (oxigénio e nutrientes). Esta resistência adquirida pode também ser útil em casos de doença, constituindo barreiras de defesa orgânica.

Está também provado que a prática de natação ajuda na prevenção de doenças como a hipertensão e a asma. Na prática deste exercício de forma moderada, os atletas bem treinados conseguem uma melhor ventilação alveolar, aumentando o volume corrente e dilatando os brônquios através do aumento da frequência cardíaca. Além disso, é fortalecida a musculatura responsável pela inspiração e expiração. Pelas mesmas razões referidas, a natação permite um “treino” respiratório para asmáticos, algo que se torna bastante útil para eles na sua vida normal.

Por último, a natação combate o stress, o que é de sublinhar numa sociedade tão afectada por esse problema como a nossa. O simples facto de nos levantarmos um dia mais cedo para irmos nadar a uma piscina pode parecer ainda mais cansativo, mas em pouco tempo traz benefícios para o nosso bem-estar.

A prática da natação é conhecida desde os tempos em que era praticada pelos soldados gregos e pelos legionários romanos e começou como desporto de competição no Japão, em 36 a. C., sendo que passou a vigorar como actividade escolar em 1603.

Ao longo de toda a idade média, a natação não foi praticada na Europa, pelo menos de forma significativa, pois as pessoas tinham receio de contraís doenças, surgindo apenas na Inglaterra no século XIX. Nos primeiros jogos olímpicos da era moderna, a natação masculina já foi incluída. Desde essa altura que a natação é um dos desportos mais praticados do mundo.



Escultura antiga representando um homem deslizando sob a água. Os soldados romanos tinham o hábito de nadar para manter a forma. Já os Japoneses, organizavam competições de natação muitos anos antes de Cristo nascer.


Natação para crianças



A natação é a melhor forma de desenvolver fisicamente um bebé.

Uma prática muito comum na actualidade é a inscrição das crianças na natação nos primeiros meses de vida. A cada dia novas escola de natação são abertas oferecendo a prática desta actividade para os mais pequenos.

O que é certo é que os pais matriculam os seus filhos desde muito cedo em programas de adaptação ao meio líquido esperando que eles aprendam a nadar. No entanto, os benefícios da natação infantil vão muito para além disso.

O bebé, aquando do seu nascimento, não tem estrutura muscular capaz de o fazer suster-se em pé, isto é, não consegue suportar o seu próprio peso, pelo que, a prática de exercícios no meio terrestre é quase impossível. A natação torna-se, por isso, no instrumento mais eficaz de aplicação na Educação Física do bebé, pois dentro de água, as suas limitações são quase inexistentes.

Não nos podemos esquecer quer qualquer bebé recém-nascido sabe nadar. No entanto, se passar a sua infância sem necessitar de praticar essa actividade, o bebé perde essa capacidade. No caso dos bebés que praticam natação, nenhum deles se “esquece” de como nadar, evitando o tempo de aprendizagem pelo qual todas as crianças têm de despender, no inicio da adolescência, para reaprender a nadar.

É também inegável que a natação tem um importante papel a nível social para a criança (convivência com outros) e participa activamente no desenvolvimento psicomotor e construção do esquema corporal. Tem, assim, um papel integrador no processo de maturação.

Natação - estilos

Bruços

Estilo em que o movimento dos pés tem tanta importância como o dos braços;

Este estilo de natação está sujeito a certas regras que, em muitas ocasiões, são consideradas demasiado estritas. Em síntese, um nadador de bruços deve:
Manter o nível dos ombros num plano horizontal;
  • Utilizar somente movimentos simultâneos e simétricos das pernas;
  • Romper a superfície da água com alguma parte da sua cabeça durante cada braçada, excepto quando se está submerso depois de uma saída ou de uma viragem (onde é permitido completar-se um ciclo de braçadas debaixo de água);
  • Evitar movimentos como batidas de golfinhos ou qualquer movimento alternativo de pernas.



Técnica de bruços



Costas

O regulamento da natação exige ao nadador de costas que permaneça sobre as suas costas e não gire mais de 90 graus relativamente à sua posição longitudinal. É um estilo sem grandes problemas de mecânica respiratória devido ao facto de a cabeça permanecer constantemente fora de água. Os seus movimentos propulsores são idênticos aos do crawl.



Nado de costas

Crawl

É uma técnica de natação com batimento vertical de pernas e um movimento combinado de braços.
É o estilo mais rápido devido à acção alternativa dos braços, apoiada por um batimento constante das pernas que produz uma fonte contínua de propulsão.



Estilo crawl - esquema

Mariposa

Mariposa é o segundo estilo mais rápido, depois do crawl.

É de difícil execução para principiantes, uma vez que requer muita força de braços.



Técnica de mariposa



Piscinas, juízes e tempos

A piscina olímpica mede 50 x 22.8 metros e tem uma profundidade mínima de 1.90 metros. É dividida em oito pistas ou raias com 2.5 metros de largura cada. Ao nível das provas de competição, os atletas apurados com melhores tempos ficam com as pistas centrais, à imagem do que acontece no atletismo, em que os atletas com melhores tempos também correm nas pistas centrais.

Existem juízes responsáveis pela verificação do respeito pelo estilo indicado para a prova, pela verificação das viragens, e pela contagem das piscinas. Estes juízes têm o poder de desclassificar qualquer nadador que não cumpra as normas estabelecidas.

O tempo é controlado electronicamente, por um dispositivo com precisão às décimas de segundo. As paredes das piscinas têm sensores preparados para indicar a paragem do cronómetro aquando do toque do nadador.



A piscina olímpica do Funchal constitui uma das melhores estruturas desportivas desta região insular.

Próximo Tópico

1 comentário:

Fábio Alexandre disse...

pratico natação desde os 21 anos e já levo 5 anos de treino competitivo..e de facto nunca tinha pensado na natação da forma que a descrevem, catalogando-a como um desporto saudavel..estes conhecimentos nunca tinham sido tão claros para mim como ali estao especificados...OBRiGadO!!