sábado, 24 de maio de 2008

A água



A água é uma substância fundamental na natureza.

      A água, ou hidróxido de hidrogénio, é uma substância química fundamental, presente na natureza e conta como características ser inodora, insípida, incolor e encontrar-se no estado líquido entre os 0 e os 100 graus centígrados. A sua fórmula química é H2O, ou seja, é constituída por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio. A água, como bom solvente que é, está presente nos mais variados tipos de reacções químicas e físicas ocorrentes na natureza. Uma das características físicas da água é a sua dilatação anómala, isto é, o facto de se poder contrair e expandir com facilidade. A água contrai-se com a descida da temperatura mas, quando chega aos 4 graus centígrados, dilata-se de novo, voltando a contrair-se com a solidificação, a partir dos 0 graus centígrados.



Estrutura molecular da água.

      Uma das características da água é o seu ciclo hidrológico de renovação. A água distribui-se essencialmente por três partes: a presente nos oceanos, continentes e atmosfera, havendo uma circulação contínua entre estes. A água dos oceanos e continentes é sujeita à evaporação e entre no estado gasoso. Uma vez nos céus, a água, quando sujeita a temperaturas baixas, condensa e sai sob a forma de chuva (estado líquido) ou neve e granizo (estado sólido). Depositada sobre a superfície dos continentes, a água pode escorrer para lagos, oceanos, rios ou mares. No entanto, também se pode infiltrar no solo, formando os lençóis de água que constituem a água subterrânea. Grandes quantidades de água podem solidificar em lagos e rios, ou mesmo em mares, podendo formar os glaciares. Também pode acontecer solidificação de água sobre a superfície continental, como acontece na Antárctida.



O ciclo da água – A água nunca está parada, movendo-se ao longo de todo o planeta, passando pelos três estados físicos.



      Ao nível do ser humano, este é constituído por 75% de água e, por isso, é essencial o seu consumo abundante. Pesquisas referem a necessidade de ingerir pelo menos 1,5L de água diariamente, quantidade que deve ser aumentada nos meses de maior calor, pelo aumento da transpiração. O processo de transpiração, efectuado ao nível das glândulas sudoríparas, é efectuado quando o organismo sobe de temperatura. A sua função é libertar o calor excessivo e também resfriar a superfície, eliminando resíduos produzidos pelo corpo como o ácido úrico e minerais em excesso presentes no sangue. A transpiração sem respectiva hidratação origina um processo de desidratação que pode ser perigoso. O consumo de água é também recomendado na prática desportiva pois os problemas da desidratação afectam em muito o rendimento do atleta.



Não podemos esquecer que o consumo de água é a melhor forma de nos mantermos em equilíbrio com o meio.

      Ao nível do nosso planeta, estima-se que 70% da superfície terrestre esteja recoberta por água.
No entanto, desses 70%, 97% é água do mar, demasiado salgada para ser consumida ou utilizada. Cerca de 1,75% está congelada nos pólos e em outras acumulações geladas. Existe uma pequena percentagem que fica retida no interior da Terra, correspondente a 1,243%. Por último, sobram 0,007% de água, consumível e utilizável.



A Terra é chamada de planeta azul, dada a elevada percentagem da sua superfície coberta por água.

      A falta de água potável é um dos problemas do nosso tempo e é originada, sobretudo, pelo seu mau uso e poluição. Hoje em dia, principalmente nos países desenvolvidos, as pessoas consomem água de forma excessiva, deixando torneiras abertas desnecessariamente, descarregando autoclismos vezes em conta e até mesmo brincando com ela. A poluição da água ocorre devido a dois tipos de agentes, os químicos (orgânicos e inorgânicos) e os físicos (radioactividade, calor e modificação do sistema terrestre). É muito importante criar mecanismos de aproveitamento da água tais como: evitar puxar o autoclismo demasiadas vezes; não deixar torneiras abertas; tomar duches em vez de banhos de imersão e regar as plantas em alturas do dia com menos calor.



Os acidentes com grandes petroleiros são responsáveis pela poluição de grandes quantidades de água.

Próximo Tópico

1 comentário:

Anónimo disse...

tá fixe...tamos nos sempre esquecer da importancia da água né?...é so treino treino mas hidratação pouco ou nada...só não tenho a certeza se há uma certa quantidade de água recomendável ou se varia consoante a pessoa..agradecia resposta..