sábado, 17 de maio de 2008

Desporto para idosos

       Uma das preocupações que tem vindo a ser mostrada mais ultimamente pela sociedade é a da prática desportiva. Este esforço não está completo, mas já são notórias as diferenças. No entanto, por mais que o desporto seja incentivado, há sempre classes que têm mais acesso à sua prática que outras. Uma das faixas etárias que têm mais dificuldade na prática do exercício físico em Portugal é a dos idosos, isto é, pessoas com mais de 65 anos. Isto acontece por vários motivos:

  • Culturais: as famílias tradicionalmente portuguesas não aderem muito ao desporto, facto talvez relacionado com a ditadura que acabou há pouco mais de 30 anos; também os fracos resultados desportivos obtidos por Portugal não têm sido particularmente motivadores, nas últimas décadas.
  • Debilidade de equipamentos: O desporto, para ser praticado pelos idosos, deve ser feito com mais precauções, gozando da ajuda de equipamentos mais seguros, para melhor protecção da integridade física dos idosos que normalmente é sempre mais frágil.
  • Económicas: estima-se que quase um terço da população idosa de Portugal viva em situações próximas da pobreza, o que lhes confere muito menos poder económico para aceder a actividades desportivas que são, em geral, caras.


A hidroginástica é um dos desportos preferidos dos idosos, pois os movimentos dentro de água são mais fáceis de executar.



A ginástica rítmica melhora a condição das articulações dos idosos.


      No entanto, a prática de desporto na população mais envelhecida traz inúmeras vantagens:
  • O início da prática de desporto, mesmo para quem nunca o praticou, traz benefícios cardiovasculares e psicológicos;
  • Previne o envelhecimento do corpo. O envelhecimento é acompanhado de alterações no corpo, nomeadamente no sistema motor. No entanto, como cerca de metade das capacidades que o idoso perde são devidas ao sedentarismo. Assim, uma prática desportiva activa por parte do idoso reduz o risco de morte prematura e aumenta as defesas do organismo;
  • A prática de desporto atenua as más disposições próprias da idade avançada, melhora o espírito do idoso e contribui para a sua capacidade de relacionamento social. Este último aspecto é muito importante, uma vez que, como sabemos, um dos problemas dos idosos em Portugal é o seu isolamento, nomeadamente os idosos que habitam no interior do país.


A prática de desporto nas categorias de veteranos abre o caminho à prática de desporto na terceira idade.


      Posto isto, como havemos de combater o sedentarismo na população idosa portuguesa?
A solução passa por incentivar os idosos para a prática de desporto, realizando acções de formação, não só nos centros urbanos, como também no interior do país. A própria sociedade deve abrir os olhos para este problema levando os idosos da sua família ao parque várias vezes por semana pois, por vezes, uma simples caminhada faz a diferença no estado motor do idoso. Os idosos não se motivam sozinhos e são uma faixa etária que precisa de apoio e dedicação por parte das gerações mais jovens. Ajudar os idosos na prática desportiva, em regime de voluntariado pode ser uma experiencia muito humanizante. Também deve ser feito um importante trabalho de escolha do desporto praticável pelos idosos, não só tendo em conta os gostos, como as limitações dos idosos.




O convívio é uma das vantagens proporcionadas pelo desporto nesta faixa etária.

Próximo Tópico

Sem comentários: